Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

Share
→ Conheça o Soyloco
26 de outubro de 2007 — anacarolina

RESOLUÇÕES REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA UNE – 2/OUT/2007

RESOLUÇÕES REUNIÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DA UNE – 2/OUT/2007

 

1)Mudar a política para mudar o Brasil!

Aprovação por consenso do Manifesto “Mudar a Política para mudar o Brasil! A todo instante rola um movimento que muda o rumo dos ventos”.

Será lançada no próximo dia 17 de outubro a campanha “Mudar a política para mudar o Brasil”, que direcionará toda a condução política da gestão da UNE 2007/2009. A campanha, baseada no manifesto em anexo, aponta um Projeto de desenvolvimento ao Brasil, com mais distribuição de renda.

Tendo como eixo condutor mais investimentos na educação, democratização dos meios de comunicação e a construção democrática de uma ampla reforma política, a UNE reafirma seu compromisso de lutar em defesa de um Brasil melhor e mais justo para todos e todas.

2) Campanhas Educacionais

Jornada de Universidades Pagas:”Educação não é mercadoria!”

A UNE convoca para a semana de 4 a 9 de Novembro a Jornada de Mobilizações pela redução de mensalidades.

A Jornada terá como eixos: Regulamentação do ensino pago, Aprovação do PL 6489/06 da UNE, Redução de mensalidades, Liberdade de organização.

 

Campanha nas Universidades Públicas: “Em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade!”

Lançamento de uma campanha a ser desenvolvida nas Universidades Públicas com os seguintes eixos: Derrubada dos vetos ao PNE – 7% do PIB para a educação!; Plano Nacional de Assistência Estudantil; Contra a cobrança de taxas!.

 

Campanha de Boicote ao ENADE: “Por uma avaliação de verdade!”

Desenvolvimento de uma ampla campanha por uma avaliação de verdade para o ensino superior brasileiro que não seja baseada exclusivamente no exame dos estudantes. Boicotar o ENADE! Reafirmar o SINAES como processo positivo de avaliação, rejeitando a obrigatoriedade do ENADE, a vinculação da realização da prova com a emissão de diploma e o ranquiamento.

 

3) I Reunião da Diretoria Plena da UNE. 12 a 14 de outubro, São Paulo.

É exigido aos diretores da UNE, para ter direito a voto na reunião, a entrega dos seguintes documentos: cópia do RG, CPF e comprovante de matrícula em estabelecimento de ensino superior no período 2/07.

 

A programação da reunião, que será aberta a participação de qualquer entidade estudantil e estudantes em geral, fica assim definida:

 

12/10, sexta-feira (feriado)

Mesas com palestrantes convidados

Manhã: Conjuntura

Tarde: Perspectivas do Ensino Superior Brasileiro

Noite: Avaliação do Ensino Superior

 

13/10, sábado

Manhã: intervenções do Plenário

Tarde: Apresentação do Planejamento de Gestão da UNE 2007-2009

Noite: Intervenções do Plenário

 

14/10, Domingo

Manhã: Aprovação das resoluções / encerramento da reunião

Tarde: I Conferência Livre de Juventude da UNE

 

Será cobrada uma taxa de R$30,00 para o credenciamento dos Diretores da UNE que forem utilizar o alojamento e a alimentação do local da reunião.

Aos estudantes que não forem diretores da UNE e que quiserem utilizar a estrutura de alojamento e alimentação da reunião, será cobrada uma taxa de R$60,00.

 

A participação na reunião é livre e sem custos àqueles que não forem utilizar a estrutura oferecida.

 

4)Democratização dos Meios de Comunicação – 5 de outubro

“Veja! Que mentira! CPI da Abril/TVA já!”

A UNE convoca as entidades da rede do Movimento Estudantil a participarem dos atos conjuntos dos Movimentos Sociais no próximo dia 5 de outubro pela democratização dos meios de comunicação e por uma nova regulamentação   com transparência no sistema de concessões de rádio e TV.

 

A UNE aproveitará o dia 5 de outubro para reavivar a campanha “Veja! Que mentira!” que além de denunciar essa caluniosa publicação, ainda exige a imediata abertura da CPI da Abril/TVA para investigação da participação de empresa de capital estrangeiro na compra da TVA intermediada pela Abril.

Tags da rede Soyloco