Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
27 de dezembro de 2007 — anacarolina

Santa Cruz – La Paz

la-paz.jpg

A estadia em Santa Cruz de la Sierra não foi lá aquela coisa. Creio que por questões de divergência política, muito calor, povo seco, ficamos mais uma vez com a sensação de uma cidade bem sem sal, já que as belezas bolivianas de qualquer outra região, e principalmente do Altiplano, superam as da capital cruceña. Além disso, Amarelo e Emanuel tiveram problemas já que caíram em um golpe de falsos policiais que levaram 100 dólares de cada um. Para piorar, fomos ao consulado geral do Brasil em Santa Cruz para pedir ajuda, contatos e entrevistas, mas nada nos foi dado. Grande perda de tempo. A vice-consul era uma carioca mal humorada e arrogante. Parecia que trabalhava obrigada! No fim, deixamos de fazer mais entrevistas na cidade. O prêmio de consolação foi o jantar tipicamente brasileiro no Restaurante Tia Lia, todos brasileiros de Tocantins, vivendo por ali desde meados da década de 90. Jantamos uma comida super saborosa, e de grátis!

Na praça central de Santa Cruz, 24 de Setembro, coletamos imagens do povo assinando o livro pela aprovação do Estatuto autonômo, fizemos entrevistas com senhores descendentes de espanhóis, com uma estudante universitária e conseguimos o contato de Carlos Klinsky, Presidente da Câmara autonômica de Santa Cruz, que infelizmente não estava na cidade. No fim saímos de Santa Cruz rumo a Cochabamba (Bs 54, e 10 horas de viagem), e de lá tocamos direto para La Paz (Bs 40, e 7 horas de viagem), aonde chegamos as 19h00 do dia 23/12/07, Sábado. Estamos em La Paz. Seu Roberto nos recebeu muito bem. Logo deixamos a carta de Bianca com ele. Como havia sido aniversário de Emanuel no dia anterior, seu Roberto nos convidou para uma cerveja, paceña – feita com as águas puras dos Andes. “Regalou” um livro de presente ao aniversariante com tudo sobre Copacabana e o lago do Titicaca. No dia seguinte, planejavamos passar o Natal em Copacabana!

Tags da rede Soyloco