Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
29 de novembro de 2008 — anacarolina

Cananéia: Ponto de Cultura Caiçara

Eis que após recebermos convite do II Encontro de Economia Solidária no Vale do Ribeira, nós do Coletivo Soylocoporti resolvemos participar das atividades. Após rápida preparação, agendamos saída para o dia 21 de Novembro, as 14h00, da casa do companheiro Amarelo. Mas para variar, saimos de Curitiba as 15h00. Eu, amarelo, guti, angélica, otto e vinicius. A viagem foi super tranquila, com piadas e histórias sem fim!

Cananéia surpreendeu-me bastante! Cidade bastante bonita, histórica, com uma forte cultura caiçara e com diversos coletivos jovens organizando-se em pról do meio ambiente e da cultura local! Lindo de ver!

Entre as lutas e bandeiras, averiguamos a luta contra as barragens, contra a proliferação do Eucaliptos/pinos, auto determinação da cultura caiçara, valorização da agricultura familiar, agroecologia e agro-floresta!

Para nós que estamos iniciando contato com os pontos de cultura, foi bastante proveitoso trocar experiência com um ponto de cultura tão organizado e exemplo como este! Entre os diversos trabalhos realizados por lá, gostaria de enaltecer o livro “Saberes Caiçaras: a cultura caiçara na história de Cananéia”
De Cleber Rocha Chiquinho
, e o documentário sobre os “saberes caiçaras”. Bastante inspirador!!

Parabéns aos coletivos de Cananéia!! Forte abraço e obrigado por tudo!

*** trajeto: A distância de Curitiba à Cananéia é de aproximados 220 km. Levando 3 horas de carro e 5 horas de ônibus. Seguindo pela rodovia Régis Bittencourt (BR-116), vindo de Curitiba, passe por Jacupiranga, entre no primeiro acesso à direita para a cidade de Pariquera-Açú. Atravesse a cidade de Pariquera-Açú e continue pela estrada que vai até Cananéia. Próximo ao km 24, passar pelo trevo em direção a ponte, caso decida pelo carro. Caso opte por ônibus compre passagem para a cidade de Registro, em seguida compre passagem para Cananéia. O valor entre Curitiba à Registro custará em média R$30,00 e Registro à Cananéia custará em média R$10,00.

Tags da rede Soyloco