Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
29 de janeiro de 2009 —

FSM :: um outro mundo

não sei ainda se outro realmente pode acontecer para todos, mas com certeza alguns estão se esforçando pra isso. Por aqui, podemos perceber a interação cultural/social/política de diversos povos e culturas, tanto do Brasil quanto internacionais.

Uma grande crítica está sendo feita a muitos que estão aqui unicamente pela bagunça, pelo encontro, pela festa. Uma amiga me contou que viu uma moça “derrubar” sua garrafinha de água, ao entregá-la a moça novamente, ela se surpreendeu, e disse que não havia a derrubado, e sim jogado fora. Sim, aqui vemos alguns absurdos como este, pessoas que estão no maior encontro em prol de um outro mundo e vivem de forma atrasada e sem pensar em suas ações.

Mas ao mesmo tempo estou tendo uma experiencia única, para além do FSM, na Aldeia da Paz !! uma aldeia feita por movimentos como Permacultura, agroecologia, pessoas ligadas a energias da Terra e das pessoas, uma comunidade que se ajuda, que busca interagir com o espaço e desenvolver-se armonicamente. É como se ali vivesse um mundo diferente, o qual debatemos e discutimos em todos os espaços. É fantástico ver a cada dia a vila melhorar, construir-se e ajudar-se.Tudo é colaborativo e auto-gestionado. Realmente uma coisa única. Se o Zeitgeist propõem uma nova sociedade, é por estas comunidades que vemos que começará.

Na Aldeia tem um senhor que nasceu em uma delas, e vive desta forma a mais de 40 anos no México. Um grande mestre. O mesmo é a comparação com os kibuts de Israel e tantas outras comunidades autogestionadas e colaborativas que pipocam pelo mundo. Este seria o caminho para sair da babilonia e começar a viver como uma sociedade realmente ? Tem uma outra mulher que mora em SP em um prédio assim … realmente pode acontecer !!

Também foi criada uma Produtora Cultural Colaborativa na Aldeia, estamos com uma Rádio aqui no FSM e também produzindo para a net, além de gravar a produção dos artistas dali. visitem o site deles http://aldeiadapaz.net/nsite/

em breve, posto fotos do local pra todos conhecerem um pouco ..

Tags da rede Soyloco