Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
16 de fevereiro de 2009 —

É carnaval no Brasil

De sul a norte do país, é carnaval. A maior festa do Brasil. A tradição que surgiu como rito de combate a opressão da cultura local. Pagã, deixa que o povo tome as ruas, as praças, e se divirta no espaço público das cidades.

Um francês me perguntou se eram somente quatro dias de festa. Não. Pelo contrário. O país já está em festa. O carnaval já começou a tempos atrás. Quando eu saí de Curitiba havia sido o primeiro Garibaldis e Sacis no Largo da Ordem. Em Salvador atrás de um trio elétrico pude sentir o calor e cansaço das ladeiras do Pelourinho. E agora, em um domingo quente, presenciei o desfile de escola de samba daqui, composta por crianças muito bem fantasiadas e dançando muito carimbó.

 

 

Acredito que em todo o país estejamos neste clima de festa e alegria. Outro blog do SoyLoco também já escreveu a respeito dos pré-carnavais. Me pergunto porque oficialmente não mudamos de uma vez: todo final de semana do mês com festas e apresentações. Muito menos turístico, estas são as melhores festas. Melhor do que os quatro dias oficiais.

 

Me recordo de anos atrás estar no Rio de Janeiro neste período, e de lá participar na Sapucaí de um ensaio técnico de duas escolas: Mangueira e Beija Flor. A vibração da bateria juntamente com a cantoria dos foliões da torcida era emocionante. Como estas apresentações são gratuitas, e também nos domingos que precedem os desfiles oficiais, são os cariocas torcedores das escolas que ali estão.

 

Muito mais tradicional. São os brasileiros em festa. Porque a “moça pobre esqueceu-se da tristeza e sorriu” e todos saíram atrás da festa na rua de suas casas, com seus vizinhos. Amigos. Conhecidos. O comércio parou, porque não tinha pra quem vender. Como se o mundo realmente parasse, as cidades estão em festa. É carnaval no Brasil!

 

 

Tags da rede Soyloco