Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
11 de março de 2009 — anacarolina

A folha de Coca é Medicina para os povos!

A folha de Coca não é droga!

A folha de Coca não é droga!

Essa matéria tornou-se capa de milhares de jornais e revistas.  Justifica-se o alarde ? Por que gerar tanto terror frente a folha de coca ? Seria a folha de coca o mesmo que cocaína ? Quem disse isso ? Por que os bolivianos e peruanos a tratam como planta sagrada ?

Um fato tão simples se torna manchete mundial, mas ninguém diz as claras de quem é o lucro com a criminalização das drogas; ninguém se preocupa em publicizar os mais de 500 bilhões de dólares injetados pelo comércio das drogas todo ano na economia; Quais empresas e países estão lavando essa grana ? Quem ganha com isso ? E a indústria bélica, aonde entra nisso ?

disseram os tablóides pelo mundo afora……

Com uma folha de coca na mão, que depois mastigou, o presidente da Bolívia, Evo Morales, pediu nesta quarta à ONU, em Viena, que retire a planta da lista de entorpecentes proibidos pelas convenções internacionais;

“Isto é uma folha de coca, não é cocaína. Não é possível que esteja na lista de entorpecentes da ONU”, declarou Morales com a planta na mão, arrancando aplausos de várias delegações.

“A mastigação é isto. Não faz mal a ninguém. Não é porque mastigo que sou viciado em drogas. Se for assim, (Antonio María) Costa (responsável da ONU para a luta antidrogas e presente na sala) deveria me levar preso”, acrescentou Morales, que voltou a ser aplaudido pelos participantes de uma reunião da Comissão de Narcóticos da organização.

“Eu sou produtor desta folha de coca. Não é porque sou produtor que sou narcotraficante”, acrescentou Morales, pedindo à legislação internacional que se adéque a uma nova realidade.

“Esta folha de coca é medicina para os povos. Não é prejudicial para a saúde humana em seu estado natural”, frisou.

“Venho com muito respeito pedir que corrijam um erro histórico”, disse Morales, ao criticar o fato de a folha de coca ter sido incluída no Convenção de Entorpecentes da ONU de 1961.

“Consumi intensamente folha de coca durante dez anos, quando trabalhava na agricultura, e não me sinto desnutrido. E tenho 50 anos”, declarou.

O chefe de Estado também disse que o consumo de folha de coca já era comum três mil anos antes de Cristo e que não é possível eliminar uma prática tão antiga.

Morales argumentou que proibir a folha de coca “constitui um atentado contra os direitos dos povos indígenas”, que a planta não tem efeitos negativos e que, “como presidente”, não pode “pedir algo que façadano à humanidade”.

Além disso, o presidente e líder cocaleiro reafirmou que lutará “de maneira frontal contra a cocaína, o narcotráfico e as drogas”.

Segue abaixo poema de Marina Escobar.

Por Marina Escobar

La coca andina es verde

y es mejor que la espinaca

de los popeyes del norte;

si comes coca no te drogas

si comes uva no te embriagas

Si erradican los cocales

que erradiquem los viñedos

cebada y cañaverales,

por qué estamos desde Noé

transformando alimentos

creyendo estar más contentos ?

A la coca la blanquean,

a la uva y la cebada la fermentan

a la caña la trituran.

Carajo qué hombres tan locos!, quizá es mejor ser animal.

Tags da rede Soyloco