Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
15 de março de 2009 —

Gringos Master

Ouvi essa quando estavamos embarcando no segundo barco de nossa viagem pela Amazonia. Eu, o Tchuby e o Joáo, tres brasileiros muito confundidos com gringos. Porque nos chama assim? A resposta foi: porque sao os gringos que carregam mochilas assim. Bem, sim, mas nao somente.

Apesar de por aqui estarmos realmente muito rodeados de gringos, a Amazonia deveria ser vista por todo brasileiro. Assim, perceberiamos a grandeza de nossa terra, a beleza de nossas matas, a cura que temos junto a ela, e a paz que se encontra neste lugar.

Depois de algumas conversas, as pessoas realmente passam a acreditar que somos brasileiros, mas tao diferentes, nao eh? Um rapaz me disse, que eu por ser tao branquinha, e por falar tantas linguas posso ir a qualquer lugar. Sim, mas de onde eu venho afinal?

Sempre nos questionarmos a respeito de nós mesmos nos faz crescer, aprender e superar-nos. Isso tenho feito muito pelo caminho. Porque toda vez que algum poe esse questionamento, eu mesma me pergunto porque sou gringa. Ou gringa master. Bem, ser brasileiro é uma bencao de Deus, se ele mesmo nao o é, como dizem alguns. Mas, ser brasileira com cara de gringo, já nao é tanto. Ou é um grande desafio.

Se sou diferente porque falo outras línguas, ou se porque minha pele mostra isso, porque nos sentimos como em outro lugar? Sim, porque aqui é um outro Brasil. Muitos contrastes, mas tambèm algumas semelhancas. Todos somos brasileiros. A diversidade é nossa maior heranca.

Tags da rede Soyloco