Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
7 de maio de 2009 —

a dificil volta dos que ainda viajam

O choque da volta é inevitável. Muitos dizem que é maior que na ida a um outro mundo, um outro país, uma outra cultura. Isso porque, apesar de toda falta que tudo nos faz, da saudade dos amigos, do conforto do lar, da segurança da família e do conhecer dos caminhos, é dificil esquecer da liberdade que a estrada nos proporciona.

A falta de rotina, o dia a dia distinto e desafiante, as rotas, os encontros e despedidas … o desafio do novo, a vontade de ter cada vez mais e mais horizontes a ampliar, uma sensação viciante, que traz uma energia sem igual.

A volta, nos deixa silenciados, estupefados de prazer de conhecer novamente os velhos conhecidos, de ver novamente o tão repetido caminho pra casa, de entrar em seu quarto e ver tudo como deixou. Ou quase tudo. Se pra nós, viajantes, o mundo de volta pra casa parece ter parado no tempo, pra todo o resto do mundo ele continuou andando. E o deslocamento é quase inevitável. Ainda mais sendo uma ex-estudante universitária, uma sem-emprego fixo, acabo perguntando-me: voltar pra que? Por que?

Volto os olhor pro meu universo individual, vejo tantos planos e tantos sonhos a minha frente. E me pergunto denovo: o que? fazer o que?

Viajar, como já antes declarei, é antes de tudo viajar em si, refletir, pensar e repensar em seus passos, em seus destinos, em seus anseios. E isso na volta revolta. Re-volta a ser reflexão. Pensamento constante. O que eu quero fazer? Pra onde quero ir? que horizontes me esperam? Bem, respostas não tenho, mas continuo na busca.

Tags da rede Soyloco