Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
27 de maio de 2009 —

Os desejos indesejáveis

Assistir a um documentário a respeito de Costa Rica no domingo à noite, me fez pensar muito a respeito do crédito. E mais, a respeito do endividamento à partir do crédito. Neste pobre país da América Central, a média nacional é de 07 (sete!) cartões de credito por pessoa. Isso gera uma multidão endividada, que investe em compras supérfulas e que nem sempre representam as verdadeiras necessidades (e vontades) dos cidadãos.  A maioria deles é levada a comprar carros, celulares, computadores, … mas será que todos realmente querem isso? será que todos precisam disso?

Vejo a mesma realidade acontecendo no Brasil. E em tantos outros países do mundo capitalista. Somos levados a querer bens materiais. Levados a desejar produtos que em suas propagandas, nos mostram como nossa vida pode ser melhor se tivermos aquilo. Como é muito bem colocado no filme Historia das Coisas.

Tags da rede Soyloco