Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
16 de setembro de 2009 —

Apresentação da comunidade

No Brasil são inúmeras as comunidades remanescentes de quilombos, algumas mais e outras menos organizadas na luta pelo direito à terra e à dignidade, visando manter vivas as características culturais desse grupo. Entre elas está a Comunidade Quilombola de João Surá, que no ano de 2005 foi reconhecida, pela Fundação Palmares, como Remanescente Quilombola, localizando-se no Vale do Ribeira Paranaense, aproximadamente 60 Km da sede do município de Adrianópolis e nas proximidades da confluência dos rios Pardo e Ribeira, região onde encontram-se os menores IDHs (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado do Paraná.

Os moradores de João Surá vivem da agricultura de subsistência a partir do plantio de arroz, feijão, milho, mandioca e cana-de-açúcar na região paranaense do Vale do Rio Ribeira.

O beneficiamento da cana-de-açúcar e da mandioca são práticas cotidianas desenvolvidas artesanalmente pela comunidade, pois o consumo de produtos como a farinha de mandioca, o polvilho, o melado e a rapadura ocorrem em várias receitas culinárias típicas da região, a exemplo da taiada, bento-ruivo, apressada, beiju, chá de milho, chá de amendoim, cará com chá, doces, geléias e licores de frutas típicas, além de linguiças, vaca atolada, mocotó, arrocho forte, que também podem ser comercializados.

Respeitando o ritmo próprio da comunidade e a riqueza de sua identidade cultural, propõe-se um projeto para viabilizar a produção e distribuição de produtos com uma marca própria, tendo por base os princípios da Economia Solidária.


Tags da rede Soyloco