Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
7 de outubro de 2009 —

Bancários chegam ao 15º dia de greve, enquanto banco registra recorde de venda de ações primárias

Bancários chegam ao 15º dia de greve, enquanto banco registra recorde de venda de ações primárias

www.nazen.tk  |  07 de Outubro de 2009

Bancários endurecem e greve continua

Bancários endurecem e greve continua

Santander levanta R$14,1 bi em IPO recorde no Brasil

A maior operação de estreia no mercado acionário brasileiro até então tinha sido a da VisaNet, de 8,4 bilhões de reais, no final de junho

07 de Outubro de 2009  |  REUTERS


O preço por unit (cada ação ofertada) do Santander Brasil na oferta pública primária do banco foi definido em 23,50 reais, no centro da faixa de estimativas de 22 a 25 reais por papel. De acordo com informações disponíveis no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a operação movimentou 14,1 bilhões de reais, para um total de 600 milhões de units. Confirmando as expectativas do mercado, trata-se da maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da história da Bovespa.

A maior operação de estreia no mercado acionário brasileiro até então tinha sido a da VisaNet, de 8,4 bilhões de reais, no final de junho.

O banco espanhol Santander anunciou em meados de setembro os detalhes da planejada oferta de ações de sua unidade brasileira.

O lote inicial da oferta envolve 525 milhões de units, cada uma representando 55 ações ordinárias e 50 ações preferenciais. A operação contemplava também a possibilidade de um lote suplementar de até 75 milhões de units e outro adicional de 25 milhões de units, em caso de excesso de demanda.

Os papéis do Santander Brasil começarão a ser negociados em São Paulo e Nova York nesta quarta-feira, dia 7. Segundo a BM&FBovespa, às 10h30 ocorrerá o leilão de abertura de negociação da units, que serão negociadas sob o código SANB11.

A coordenação da operação é feita pela própria unidade brasileira do Santander, com apoio de Credit Suisse, Merrill Lynch e BTG Pactual.

A primeira grande aposta do Santander no mercado brasileiro aconteceu com a compra do banco paulista Banespa, quando de sua privatização no final de 2000. Em 2007, o banco adquiriu o ABN Amro Real, ampliando sua posição no país.

Nos seis meses encerrados em junho, a unidade brasileira do banco espanhol representou mais de 20 por cento do lucro líquido do grupo e 53 por cento do ganho na América Latina.

* Glossário: IPO >> Initial Public Offer (Oferta Pública Inicial de ações. Acontece quando da entrada de empresa de capital aberto em determinado mercado)

Tags da rede Soyloco