Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
10 de outubro de 2009 —

“Lula, o filho do Brasil” tem estréia marcada para janeiro de 2010

www.nazen.tk |   10 de Outubro de 2009

____________________________________________________

“Lula, o filho do Brasil” tem estréia marcada para janeiro de 2010

Lula, o filho do Brasil é um filme biográfico baseado na trajetória do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva. Dirigido por Fábio Barreto, cineasta indicado ao Oscar por ‘O Quatrilho‘, o filme está previsto para estrear em toda América do Sul em janeiro de de 2010.

"Lula, filho do Brasil"

"Longa metragem que conta a história do presidente Lula tem estréia marcada"

Baseado no livro homônimo escrito pela jornalista Denise Paraná, o filme narra a história de Lula desde seu nascimento até a morte de sua mãe, quando, aos 35 anos, já um líder sindical, é  detido pela polícia política da ditadura militar.

O roteiro foi escrito por Paraná, Fábio Barreto e Daniel Tendler, enquanto o escritor Fernando Bonassi o aperfeiçoou.  O filme começou a ser rodado no final de janeiro de 2009 em Garanhuns, terra natal de Lula e após sua estréia em janeiro de 2010 será divulgado em festivais nacionais e internacionais. O filme, produzido por Luiz Carlos Barreto e Paula Barreto, pai e irmã do diretor Fábio Barreto, está previsto para ser o primeiro filme brasileiro a estrear simultaneamente em toda América do Sul.

Contexto histórico

A trajetória de vida de Lula coincide com vários aspectos marcantes da história do Brasil, motivo pelo qual Paraná decidiu escrever o livro, que é sua tese de doutorado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Durante sua pesquisa para o livro, Paraná entrevistou Lula e várias pessoas ligadas a ele. De acordo com ela, enquanto ouvia os depoimentos de Lula, pensava consigo mesmo se tratar de “um roteiro de filme mal escrito, porque tudo se encaixa”.

Dentre os fatos da trajetória de Lula e da história do Brasil que se encaixam, de acordo com Paraná, estão a morte da primeira esposa dele por erro médico no parto na mesma época em que o Brasil detinha um dos maiores índices mundiais de morte no parto, a migração da família de Lula no momento em que o Brasil presencia sua maior onda de migração interna e o alcoolismo que marca o pai de Lula no período de maior incidência deste vício no Nordeste.

Comandando o país em uma das melhores fases do Brasil, o presidente Lula marca a história brasileira. Mas não será esta a história que será contada em Lula, filho do Brasil. O filme contará a vida de Lula em cinco fases distintas. Parte das gravações aconteceram em São Bernardo do Campo, onde Luiz Inácio virou líder sindical, e outra na cidade natal do atual presidente: Garanhuns, em Pernambuco.

O elenco é composto de nomes conhecidos do público e de anônimos. Glória Pires, que viverá a mãe de Lula, D. Lindú, vem com uma aparência mais envelhecida do que de costume. Já sua filha, Cléo Pires, interpreta a Maria de Lourdes primeira mulher de Lula. A primeira-dama Dona Marisa vem no rosto de Juliana Baroni e seu filho do primeiro casamento, antes de Lula, será vivido por Matheus Braga. Elogiado pel Rui Ricardo Diaz os nomes mais conhecidos, o ator novato fará o papel principal, de Lula, que será também interpretado por outros atores nas diferentes fases da vida do presidente. A produção do filme está orçada em US$ 15 milhões e seu lançamento deve causar polêmica, já que a estréia está prevista para 2010, ano de eleição presidencial.

Elenco

Rui Ricardo Dias        –               Luiz Inácio Lula da Silva (adulto)
Guilherme Tortólio  –               Luiz Inácio Lula da Silva (adolescente)
Glória Pires                 –               Eurídice Ferreira de Melo (Dona Lindu)
Lucélia Santos           –               Professora de Lula
Cléo Pires                    –               Maria de Lourdes da Silva
Juliana Baroni           –               Marisa Letícia Lula da Silva
Clayton Mariano      –               [Lambari]
Suzana Costa              –               parteira
Jones Melo                 –                vendedor
José Ramos                –               motorista de pau-de-arara

Assista o Trailer oficial do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=zRUfdAI7u3g

Referências

http://www.entretendo.com/divulgadas-primeiras-imagens-de-lula-filho-do-brasil
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lula,_o_Filho_do_Brasil_(filme)

Tags da rede Soyloco