Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
20 de janeiro de 2010 —

Quais ações o Pontão Kuai Tema deve desenvolver em 2010?

Por Érico Massoli

O ano de 2009 foi marcado por intenso trabalho no Pontão de Cultura Kuai Tema. Iniciamos o ano fazendo contatos com toda a rede, mapeamento e fazendo visitas aos pontos de cultura de todo o Paraná. Como resultado, tivemos a produção de vídeos e matérias sobre os pontos de culturas, suas ações e agendas.

No segundo semestre, tiveram início as atividades de caráter formativo, por meio do Ciclo Paranaense de Cultura Digital. Foram realizados 4 seminários, que debateram modelos de gestão dos pontos de cultura, políticas públicas e Conferências de Cultura, além de oferecerem formação em audiovisual e internet. As atividades aconteceram em Curitiba, Cambé e Foz do Iguaçu e foram concluídas em uma etapa estadual, novamente em Curitiba. Em novembro foi realizado o Festival de Cultura do Paraná, cujo o intuito foi dar visibilidade às artes cênicas, música, artesanato, dança, audiovisual e realizar mostras de pintura, escultura, grafite e fotografia nos espaços públicos da capital curitibana.

Portanto, após um ano intenso de trabalho, mesmo que com tempo curto, devido a nossa urgência em remeter o processo de aditamento ao Ministério da Cultura, abrimos período de consulta pública a rede de cultura do Paraná. Lembramos que o Coletivo Soylocoporti, entidade proponente do Pontão de Cultura Kuai Tema, caminha para a renovação do convênio para o ano de 2010/2011.

Por fim, CONVIDAMOS todos os pontos de cultura, entidades e atores culturais, midialivristas, rádios comunitárias e membros dos movimentos sociais a sugerirem ações até o dia 28/01/10, diretamente pelo formulário de aditamento, nas seguintes linhas de atuação concernentes as atribuições do Pontão de Cultura:

a) Formação/Capacitação (Software Livre, Internet, Gestão de blogs. Gestão Cultural, Audiovisual e etc);

b) Articulação/Integração (Rede Pontos PR, Grupos e Atores Culturais, Eventos, ações como a Griô, Cultura Digital, Audiovisual, Economia Solidária e etc);

c) Parcerias (entre Pontos e Pontões, Rádios comunitárias, Festivais, Mostras culturais, Encontros, Movimentos Sociais e etc);

Caso tenha problemas ao acessar o formulário de aditamento, acesse https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dDdqT1ljU1pucDV0ZFJ3T0JfMmt3Z2c6MA

Obrigado pela contribuição e em breve, com todas as propostas sistematizadas, daremos retorno a todos!

Para maiores informações sobre este projeto e seus resultados acesse:

http://kuaitema.soylocoporti.org.br/
http://nosdarede.org.br/
http://cc.nosdarede.org.br/
http://festivaldecultura.art.br/

Tags da rede Soyloco