Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
16 de fevereiro de 2010 —

Buenos Aires e o carnaval

Passar o carnaval fora do Brasil é sempre algo distinto. Primeiro, porque nenhum carnaval pode ser comparado com a maior festa do nosso país. Segundo, porque todos me perguntam “¿estas perdendo la mehor fiesta de carnaval de la Tierra?”. Terceiro, porque falta-nos a batucada e a festa tao brasileira.
Tao brasileira, mas nem tanto. O ritmo afro está pela América. Lá no Uruguay pudemos estar no bairro de Palermo, onde nasceu a resistencia negra e por isso, se consolidou o candombe, uma mistura afro-espanhola que até hoje é muito forte. Estivemos nas “lhamadas”, desfiles dos grupos culturais que rolam durante todo o mês e movimentam as ruas do bairro.
Aqui na Argentina, a cultura afro continua presente, tanto nas murgas, bem comuns em vários bairros, como em batucadas nas levadas do maracatu.
Ontem tive uma experiência sonora que realmente me tirou do sério. Um grupo de tambores guiados por um maestro, que sinceramente, faziam uma mistura sonora incrível. Ouso dizer que foi uma das grandes descobertas sonoras de minha vida! Eles se apresentam sempre em um galpáo aqui em Buenos Aires, das 20h as 22h, e todo o tempo náo se pode ficar parado, quem se interessar, veja o site http://labombadetiempo.blogspot.com/.
Depois de lá, ainda rola uma festa em um bar próximo, com tres pisos e que, durante toda a noite, têm apresentacoes acontecendo no terreo, como reagge, e depois no terceiro piso com uma batida forte de samba.
Nos acabamos de bailar, ao mesmo tempo em que nos secávamos do temporal que tomamos na saída de um lugar para o outro, tanto melhor, pois o calor estava intenso também. Essas baladas sempre sao interessantes por conta da grande diversidade de pessoas, de linguas e costumes.
Melhor ainda pois estava em boa compania, estavamos com o Sebastian, que é da rádio Tribu daqui e faz um movimento forte pela democratizacao da comunicacao, e com o Anitelli, do MPB. Entao as conversas também estavam sendo muito construtivas. Realmente, uma ótima noite de carnaval!

Tags da rede Soyloco