Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

Share
→ Conheça o Soyloco
8 de março de 2010 —

Jobim critica interferência norte-americana na relação entre Brasil e Irã

www.nazen.tk

introdução por Nazen Carneiro

A relação diplomática do Estado Brasileriro com outros Países não pode sofrer intereferências de estados terceiros. Durante recente visita da secretária de estado norte0americana, Hillary Clinton, ao Brasil, como parte de um ‘circuito‘ de visitas a países sulamericanos, a mesma advertiu o Brasil sobre seu papel na negociação do programa nuclear iraniano.

Jobim critica interferência norte-americana na relação entre Brasil e Irã

Kennedy Alencar é repórter especial da Folha Online

Em entrevista ao jornalista Kennedy Alencar, o ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou que o Brasil não pode deixar “que outros países digam quem são seus interlocutores”. A frase, dita no programa “É Notícia”, da RedeTV!, foi dada em resposta à recente declaração da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, que disse que o Irã está enganando os que acreditam em acordo para o uso da energia nuclear para fins pacíficos –incluindo o Brasil.

Hillary veio ao Brasil na última quarta-feira (3) com a missão de pedir ao governo brasileiro que apoie o endurecimento das sanções contra o Irã, para tentar forçá-lo a manter o programa nuclear nos limite do uso pacífico. No mesmo dia, porém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia afirmado não ser prudente “encostar o Irã na parede”, mas sim investir no diálogo para resolver o impasse sobre o programa nuclear de Teerã.

Tags da rede Soyloco