Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
14 de março de 2010 — sorriso

O caiçara Perequê

Luís Perequê em apresentação.

Luís Perequê em apresentação. Foto divulgação.

Entre os dias 27 de dezembro e 10 de janeiro, eu, Marco Antônio Konopacki, o Amarelo e Érico Massoli Ticianel Pereira, membros do coletivo Soylocoporti, viajamos de bicicleta desde Curitiba/PR até Paraty/RJ. Foram nove dias na estrada e 800km percorridos com o objetivo de conhecer e dialogar com ativistas culturais ligados a cultura caiçara desta região. Um dos entrevistados foi Luís Perequê, músico e produtor cultural que é uma das referências da cultura caiçara brasileira. Ativista cultural, orgulhoso de suas raízes, Luís Perequê fundou o Silo Cultural José Kleber e a Vila Caiçara em Paraty, espaços que se propõem a revelar talentos locais e a divulgar a cultura caiçara. Também criou com Antônio Carlos Diegues, Vanda Mota, Anna Cecília Cortines e Olívia Gotteheiner a Rede Caiçara de Cultura, rede de articulação que busca fortalecer e criar espaços para o fortalecimento da identidade caiçara na região que vai do litoral do Paraná ao litoral sul do Rio de Janeiro.

Nesta entrevista, eu e Luís Perequê debatemos sobre os impactos do turismo na cultura caiçara, sobre as diferenças da preservação cultural e da manutenção cultural e também sobre cultura e religiosidade.

[audio:http://kuaitema.org.br/arquivos/entrevista_pereque.mp3]

Se você quer baixar pra utilizar essa entrevista na sua rádio comunitária, fique a vontade e faça o download.

Ainda tem um “bonus track” da entrevista que é quando Luís Perequê troca algumas palavras sobre identidade e fortalecimento cultural.

[audio:http://kuaitema.org.br/arquivos/pereque-identidade_fortalecimento.mp3]

Se você quer baixar pra utilizar essa entrevista na sua rádio comunitária, fique a vontade e faça o download.

Entrevista colhida no dia 07 de janeiro de 2010. Alguns direitos reservados.

Veja mais sobre essa viagem:

Post: Retomando trabalhos;

Fotos: no Flickr;

Tags da rede Soyloco