Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
24 de março de 2010 —

cultura e meio ambiente valorizam as tradições regionais no vale do paraíba

Exposição de Célia Soldi valoriza ruralismo e cultura regional

Retratar as riquezas naturais do Vale do Paraíba foi o que Célia Soldi escolheu para construir sua carreira de fotógrafa. Baseado neste tema ela vai realizar a exposição “Resgate Cultural do Tropeirismo do Vale do Paraíba”, que vai ocorrer entre os dias 23 e 31 de março no Espaço Cultural Georgina de Albuquerque, da Câmara de Taubaté.
Com especialização em fotografias de equinos, muares e motivos rurais da região, ela conseguiu conquistar seu espaço baseado na valorização das belezas naturais. Ao realizar exposições em diversas cidades do estado, Célia busca resgatar a cultura do tropeirismo brasileiro. A fotógrafa também tem em seu currículo fotos de casamentos, aniversários e eventos sociais.
A Câmara está situada na avenida Prof. Walter Thaumaturgo, 208, no centro.
A exposição estará aberta ao público das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Plantio de mudas reforça os trabalhos de preservação ambiental

desenvolvidos em Lorena O trabalho contínuo de preservação ambiental realizado no município teve uma de suas etapas cumprida ontem, Dia Mundial da Água, com o plantio de 80 mudas de espécies nativas. Foi a quarta ação deste tipo este ano. Até dezembro, 22 mil mudas serão plantadas ao redor da nascente do Ribeirão Tabuão, garantiu o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Celso Pereira. “Esperamos superar nossas expectativas com a participação da comunidade”.
O plantio foi uma das atividades desenvolvidas em Lorena no dia celebrado em todo o mundo, e contou com a participação do projeto “Amigos do Tabuão”, idealizado pela Escola Municipal Horácio Vitor Bastos, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEAR), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), 5º BIL, Programa Escola da Família, Ações Preventivas na Escola, e o projeto Doutores da Natureza, do Rotary Club de Lorena.
Entre as ações desenvolvidas, o público, formado por especialistas, estudantes e comunidade, assistiu a apresentações de teatro e música que agradaram a todos. “Foi tudo muito dinâmico. Chamou a atenção de todos. Acho importante participar e preservar também”, destacou a dona de casa Lourdes Gomes, que acompanhava o neto Alexandre da Silva, de 10 anos, um dos estudantes da Escola Horácio Vitor Bastos.
Foi realizada também limpeza das margens do ribeirão. De acordo com a professora, Valéria Castro, a participação dos alunos contribuiu para a sensibilização da comunidade local. “As crianças participaram do evento desde a passeata para a entrega dos convites à população do bairro, até os trabalhos sobre a importância da água realizados dentro da escola. A intenção é educar para transformar”, ressaltou a educadora.

Tags da rede Soyloco