Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
1 de maio de 2010 —

Acompanhe o andamento da seleção dos editais 2010

Após o lançamento de nove editais em 2010, a Secretaria de Cidadania Cultural do MinC dá prossegimento ao processo de seleção das iniciativas inscritas. No total serão 839 premiados dentre organizações sociais sem fins lucrativos, pessoas fisicas, agrupamentos informais e Pontos de Cultura. O volume de investimento ultrapassa R$ 31 milhões.

O Prêmio Areté – Apoio a Eventos Culturais em Rede está em fase final. A seleção aconteceu entre os dias 3 e 7 de maio. Foram analisados cerca de 420 projetos e o resultado com 114 eventos escolhidos pela comissão deverá ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.

O prêmio busca fomentar a troca cultural, como celebração da diversidade cultural brasileira, e ação de política pública que promova, afirme e fortaleça a comunidade, seus saberes e as redes sociais que as compõem.

Entre os dias 17 e 21 de maio, a comissão de avaliação do edital Prêmio Pontos de Mídia Livre está reunida em Brasília para selecionar 60 iniciativas dentre as 256 propostas inscritas. O resultado deverá ser publicado no DOU entre os dias 24 e 28 de maio.

O prêmo reconhecerá iniciativas de mídia livre realizadas por Pontos de Cultura e/ou instituições da sociedade civil sem fins lucrativos que desenvolvem diretamente ou apoiam iniciativas que interlacionem comunicação e outras áreas do conhecimento.

Mais seleções
Ainda este mês, entre os dias 24 e 28, tem lugar a seleção do edital Prêmio Tuxaua 2010. Serão selecionados 30 projetos de pessoas físicas que demonstrem um histórico de protagonismo no contexto do programa Cultura Viva e proponham a sua continuidade em ações de mobilização e articulação em rede. O edital recebeu 307 inscrições e a portaria da comissão de avaliação já foi publicada.

Já o Prêmio Asas recebeu 54 inscrições de entidades conveniadas, na qualidade de Pontos de Cultura, que apresentaram as melhores práticas de implantação na execução dos projetos apoiados e que tiveram seus convênios finalizados ou recebido todas as parcelas referentes ao convênio firmado. No total, serão 30 prêmios. Nos próximos dias será pubicada portaria no DOU com os concorrentes habilitados. A seleção deve ocorrer até o fim de maio.

No mês de junho será a vez da seleção de iniciativas dos editais Cultura e Saúde, Economia Viva, Pontinhos de Cultura e Cultura Digital.

O edital Prêmio Cultura Digital: Esporos de Pesquisa e Experimentação já tem a lista de iniciativas habilitadas a concorrer e deverá publicar a portaria no DOU nos próximos dias. Foram 123 inscrições no total. A partir das que foram habilitadas, a comissão de avaliação escolherá 40 projetos.

O edital Cultura e Saúde recebeu 600 projetos. A comissão de avaliação selecionará 120 iniciativas culturais desenvolvidas por entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que atuem no campo sócio-cultural, tendo como objetos de suas atividades a promoção da saúde, a prevenção de doenças, a educação popular para o cuidado/auto-cuidado em saúde.

O mesmo número de inscrições (600) foram recebidas pelo edital Pontinhos de Cultura, cujo objetivo será premiar entidades que atuam com propostas sócio-cultural-artístico-educacionais que assegurem os direitos das crianças e adolescentes segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. Serão 300 prêmios distribuídos.

A primeira edição do Prêmio Economia Viva, cujo objetivo é incentivar e possibilitar a articulação de elos de sistemas produtivos do âmbito cultural, recebeu 110 propostas.

Dentre os editais 2010 da SCC/MinC, o único que ainda recebe inscrições é o Prêmio Interações Estéticas, realizado em parceria com a Funarte/MinC. Saiba mais.

Tags da rede Soyloco