Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
28 de maio de 2010 — sorriso

Questões de método nas ciências sociais

max_weber

Max Weber o pai do humanismo histórico

Não sei se todos sabem, mas estou fazendo um mestrado no programa de pós-graduação em ciência política da UFPR. Vou aproveitar esse meu espaço para compartilhar alguns textos e trabalhos apresentados às disciplinas que não serão publicados em nenhum outro veículo, justamente por serem reflexões iniciais de um jovem acadêmico recém ingressado neste meio.

“Questões de método nas ciências sociais, um debate entre o Marxismo, o humanismo histórico e os elitistas a partir de uma leitura historicista” foi um texto apresentado a disciplina de teoria política I, ministrada pelo professor Renato Perissinotto. Nele procuro refletir o método historicista no debate entre os dois principais contribuidores para a possibilidade para as ciências sociais, Karl Marx e Max Weber além de relacionar esse mesmo método a dois autores não historicistas, mas com grandes contribuições para a disciplina: Gaetano Mosca e Vilfredo Pareto.

Questões de método nas ciências sociais (texto em PDF)

Tags da rede Soyloco