Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
9 de junho de 2010 — sorriso

Representação política e representação de classe

Jovem Marx

O Jovem Marx. Desde o dia desse retrato ele nunca mais aparou a barba. Se ele fosse vivo hoje, iria fazer dreads nela pra estar na moda da contra-cultura.

Tratar do tema de representação política no marxismo implica compreender as duas fases da obra de Karl Marx, a do jovem Marx e do Marx da maturidade. Nesse texto apresentado a disciplina de Teoria Política I do curso de mestrado em ciência política PPGCP-UFPR, discorro sobre o tema comparando o entendimento de Karl Marx sobre a representação política nessas duas fases distintas. Para isso, utilizo-me das obras “A questão judaica”, o “Manifesto Comunista” e o “18 Brumário de Luís Bonaparte”.

Gostei muito dessa produção, pois ajudou-me compreender um pouco mais sobre o estudo marxista e eliminar alguns preconceitos criados a partir de esteriótipos que tanto movimentos de direita, quanto de esquerda acabam formulando sobre a obra de Karl Marx, e de outros marxistas, mesmo sem terem lido uma linha do que estes escreveram.

Representação política e representação de classe, uma análise das obras de Karl Marx: A Questão Judaica, o Manifesto Comunista e o 18 Brumário de Luís Bonaparte.

Tags da rede Soyloco