Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
24 de junho de 2010 —

Lançamento do livro “Muito Além do Jardim” em Curitiba

www.nazen.tk

Nada a ver com o filme de Hal Ashby de 1979 com Shirley McLane, acontece hoje, coquetel de lançamento do livro “Muito Além do Jardim“, de Lygia Pupatto, as 19h no ‘Palacete dos Leões’ em Curitiba.


__________________________________

Lygia Pupatto lança livro sobre experiência no Governo Estadual

24 de Junho de 2010 | de: PT Paraná

lancamento do livro "Muito além do jardim"

Professora relata o processo de criação do maior programa de Extensão Universitária do Brasil no período em que foi secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A professora Lygia Pupatto, ex-secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), lança nesta quinta-feira (24), o livro “Muito além do jardim”, que retrata a experiência de criar no Paraná o maior programa de extensão universitária do Brasil. Chamado “Universidade Sem Fronteiras”, reuniu 4 mil estudantes de todas as regiões do estado em diferentes ações sociais, beneficiando mais de 280 municípios paranaenses.

Na condição de testemunha ocular do processo, Lygia relata o desenvolvimento da iniciativa, que envolveu progressivamente universidades e faculdades, institutos de pesquisa, ONGs e prefeituras, criando e fortalecendo os laços entre estes agentes sociais e os agricultores familiares, pequenos empresários, associações comunitárias, remanescentes de quilombolas, pescadores e outras comunidades tradicionais.
A expectativa é que o livro incentive a reprodução do programa Universidade Sem Fronteiras em outras partes do país, como forma de diminuir a desigualdade social e envolver as universidades com a realidade da população brasileira. Neste sentido, já tramita na Assembléia Legislativa do Paraná, um projeto de lei que propõe a adoção da iniciativa como política de Estado, uma vez que ela já deu certo durante o atual governo. “A extensão sempre foi o primo pobre nas universidades, mas o Programa Universidade Sem Fronteiras veio dar a devida atenção a esta atividade, atuando com a agricultura familiar, incubadoras e direitos sociais, diálogos culturais, apoio à saúde e tecnologia empresarial. “O livro mostra, na prática, o encontro do conhecimento científico com a sabedoria popular, da universidade com a sociedade, do poder público com quem dele mais precisa. E revela um Paraná que não se vê só de olhar no mapa”, resume Lygia.

Serviço
Lançamento do Livro: “Muito Além do Jardim” – Lygia Pupatto
Quinta-feira 24/06 – 19h
Palacete dos Leões – BRDE
Rua João Gualberto, 530. Alto da Glória – Curitiba
Entrada Franca
Maiores informações: (41) 3078-2375

__________

Sobre

blog de Nazen Carneiro @ nazen.tk


“Comentários islamofóbicos, anti-semitas e anti-árabes ou que coloquem um povo ou uma religião como superiores não serão publicados. Tampouco ataques entre leitores ou contra o blogueiro. Pessoas que insistirem em ataques pessoais não terão mais seus comentários publicados. Não é permitido postar vídeo. Todos os posts devem ter relação com algum dos temas acima. O blog está aberto a discussões educadas e com pontos de vista diferentes” (*)


O comunicador e ativista político, Nazen Carneiro, formado em Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná, foi correspondente internacional temporário de “Gazeta do Povo” em Teerã, no Irã. Já fez reportagens do Irã, Romênia, Turquia e Grécia, escrevendo sobre a relação do Oriente Médio com o mundo.

Tendo passado pelo Rádio, atua também como ativista cultural e produtor independente do evento mundial pela paz, Earthdance.

Leia os blogs recomendados ao lado

Tags da rede Soyloco