Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

→ Conheça o Soyloco
30 de junho de 2010 —

Kuai Tema contemplado com intercâmbio cultural para o Reino Unido

A Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, SCC/MinC, em parceria com a organização britânica People’s Palace Project (Queen Mary, Universidade de Londres), e o Departamento para Cultura, Mídia e Esporte da Grã-Bretanha, anuncia a divulgação dos Pontos de Cultura selecionados para o programa Pontos de Contato , que prevê a realização de residências artísticas para os representantes dos pontos selecionados junto à diversas instituições culturais do Reino Unido. A lista é composta por 17 selecionados e dez suplentes, de todas as regiões do Brasil.

As residências artísticas dos Pontos de Cultura na Grã-Bretanha acontecerão entre os dias 6 e 21 de outubro de 2010, concluindo um processo de intercâmbio cultural nos mais diversos níveis ao longo do ano, que incluiu a realização de um grande festival da cultura Brasileira no South Bank Centre com grandes nomes do cenário cultural do Brasil, e a participação de gestores públicos do MinC em um seminário sobre políticas culturais em Londres, em julho.

A realização destas residências artísticas potencializam o processo de internacionalização da experiência dos Pontos de Cultura e representam uma importante iniciativa no sentido de fortalecer laços de cooperação, colaboração e solidariedade entre os países, além de contribuir para que os pontos de cultura desenvolvam iniciativas próprias de intercâmbio, parceria e compartilhamento de experiências internacionalmente.

As residências artísticas dos representantes de pontos de cultura no Reino Unido são a segunda etapa do projeto Pontos de Contato. A primeira etapa consistiu na recepção de representantes de instituições culturais britânicas que vieram ao Brasil entre março e abril deste ano (foto), participaram da TEIA 2010, e depois se espalharam pelo Brasil desenvolvendo atividades de intercâmbio, colaboração e residências artísticas em diversos pontos de cultura do país

Processo de seleção

O processo de seleção e escolha dos representantes dos pontos para participação nas residências, que levou em conta este processo de continuidade, foi feito através de uma chamada pública para apresentação de propostas, divulgada através do site do MinC e das redes dos pontos de cultura na internet. Em uma semana, recebemos cerca de 150 inscrições de pontos de cultura de todo o país, o que comprova a relevância e o alcance da iniciativa. O processo de avaliação envolveu os parceiros britânicos e brasileiros do projeto Pontos de Contato, e foi norteado pelos seguintes critérios:

– Participação na primeira etapa do projeto: aqueles pontos e representantes que tiveram uma participação efetiva e enriquecedora na primeira etapa, que consistiu na recepção e acompanhamento aos participantes ingleses do projeto no Brasil em março e abril de 2010, foram considerados prioritários para seleção.

– Linguagens artísticas: Foram selecionados prioritariamente artistas e/ou pessoas que desenvolvem processos e produtos culturais inovadores, pois se trata de um projeto de intercâmbio voltado especificamente para residências artísticas.

Segue a lista dos artistas/ representantes dos pontos de cultura selecionados, que serão contactados posteriormente pela coordenação do projeto. Foram selecionados também 10 suplentes, que serão convocados a participar das residências em caso de desistência ou impedimento de algum dos selecionados. Segue abaixo a relação completa de selecionados e suplentes:

Selecionados:

1 – Marcio Bello dos Santos – PC Tambores do Tocantins – TO
2 – Cleyton José da Silva (Guitinho da Xambá)- PC Casa Xambá – PE
3 – Fabiano Santos – PC Alafyn Oyó – PE
4 – Vinício de Oliveira – Teatro Vila Velha – BA
5 – Ana Duque de Mello – Spetaculu – RJ
6 – Romana Naruna Vieira – Nos Trilhos do Teatro – PI
7 -Gabriel Ajala – Bolha de Sabão – SP
8 – João Henrique Bernardi – Casa das Fases – PR
9 – Elke Erika Rettl – Palavras Visíveis – RJ
10 – Sheyla Yassue Yatsugafu – PIM – RJ
11 – Lucilene Cruz – Grãos de Luz e Griô -BA
12 – Claudio José Moreira Da Silva – Orquestra Sertão – PE
13 – Nelson Haas – Bonecos Canela – RS
14 – Yara Toscano – Educandário da Cultura – SP
15 – Rachel Callai Bragatto – Kuai Tema – PR
16 – Aline Nascimento Guimarães – Rede Moinho – RJ
17 – Fábio Carvalho – Manguerê – ES

Suplentes:

1-Carla Alves da Silva – Hip Hop em Ação – SP
2-Anselmo da Costa Parabá – Mandala Mão Amiga – MT
3-Francisco do Valle Cardoso – Ponte Teatral – AM
4-Afonso Fernando Alves de Oliveira – pontão Canavial – PE
5-Thiago Sales – Ponto Cine – RJ
6-Edmar Luiz de Souza – Aprendendo e Fazendo Arte – CE
7-Mariana Di Stella Piazzola – PC Vila Buarque – SP
8-Nelson Brum Motta – Pescadores de Cultura – SC
9-Marcos Antônio Pardim – Fasam – SP
10-Juliano Souza Fortunato – Escola de cultura de Acari – RJ

Tags da rede Soyloco