Autodeterminação dos povos e integração latino-americana por meio da valorização da cultura e da democratização da comunicação.

Share
→ Conheça o Soyloco
22 de setembro de 2010 —

Vida Universitária Pública: Apenas um Privilégio ou também uma Responsabilidade?

Este texto foi feito para o Curso de Administração da UFPR, mas vale para qualquer estudante de outro curso e universidade similar.

“Você já parou para pensar quanto custa para você estar aqui? Alguns dirão: nada, é de graça. Bom seria, mas a realidade é outra, o custo médio por aluno de administração é de 2 mil reais por mês. Sim, bem mais do que a maioria das universidades privadas, não se esqueça que além de todos os professores, técnicos-administrativos, funcionários, estrutura, ainda temos alimentação subsidiada, acesso a saúde, cultura, viagens, verba para os Centros Acadêmicos, etc.

Agora, alguém deve pagar pelo Terceiro Maior Orçamento do Paraná, sabe quem? O povo, os quase 200 milhões de brasileiros através de seus impostos.

Com certeza você tem um enorme mérito por estar aqui, uma vez que teve de enfrentar um árduo processo seletivo. Mas convenhamos: será que quem teve curso de inglês aos 12 anos, estudou nos mais caros colégios, fez cursinho tendo como unica preocupação o vestibular, concorreu perfeitamente com os outros?

Por fim, gostaria de perguntar: será que o papel da universidade pública, paga por todos, é formar você como uma mão-de-obra qualificada para conseguir os empregos mais concorridos nas maiores empresas para maximizar a riqueza dos acionistas, que em muitos casos, nem são daqui, ou será que a universidade deve desenvolver agentes ativos para melhorar a qualidade de vida de quem a financia, o povo brasileiro?”

*Este texto foi colado em diversas localidades estratégicas do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Paraná na Cidade de Curitiba no periodo de abril a junho de 2010.

Tags da rede Soyloco